sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Emancipar - Trabalho psicossocial


Dinâmica "Identidade" - recorte e colagem de imagens que para as participantes representam a participação no projeto e a identidade do grupo. Foram contruídos coletivamente dois cartazes que servirão de base para a continuidade de um trabalho que visa com que o grupo reflita sobre sua identidade e o sobre o que é o Projeto Emancipar e o que buscam através dele.

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Integração PETI e APAE


As crianças que freqüentam o PETI participaram, no dia 24 de agosto, de uma manhã de confraternização com alunos da APAE, na Sede dos Funcionários Públicos Municipais, em alusão a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência.
Na ocasião, as crianças do PETI apresentaram o coral, danças tradicionalistas - Tchê PETI e danças contemporâneas. Os alunos da APAE também realizaram apresentações através do coral. O facilitador de Taekwondo ensinou algumas técnicas para as crianças presentes.

A Secretaria Municipal de Assistência Social agradece o convite realizado pela APAE e destaca que a integração entre as crianças foi bastante positiva.

terça-feira, 23 de agosto de 2011

3ª Idade

A Coordenadora da 3ª IdadeVera Carlin e a Assistente Social Pâmela Endler, nesta semana, estão visitando os grupos de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Idosos, a fim de monitorar o funcionamento dos mesmos, além de discutir o sentido de participação e vínculos comunitários, prevenção a situações cotidianas ao universo do idoso.

Aproveitamos a oportunidade para comunicar que as fichas para o almoço em alusão ao DIA DO IDOSO, que acontecerá no Parque da Fejão no dia 29 de setembro, estarão sendo disponibilizadas do dia 05 à 19 de setembro. Podem retirar as fichas pessoas acima de 55 anos que estejam ou não vinculadas aos Grupos e Oficinas da 3ª Idade, junto a Secretaria de Assistência Social. As pessoas devem trazer documento de identidade.

Oficina de Taekwondo

Crianças do PETI durante oficina de Taekwondo com o facilitador Germano.

Oficina Pedagógica

Crianças doPETI durante atividades da oficina pedagógica com a facilitadora Ivane.

Oficina de Artes

Confecção de gravura em madeira utilizando linhas, realizada pelas crianças do PETI na oficina de artes, sob orientação do facilitador Sérgio. 

Oficina de Auto-Estima

Através da oficina de auto-estima, as crianças do PETI aprenderam técnicas de "Quick Massage"com a facilitadora Danusa Rech. A massagem proporciona alivio imediato de dores, cansaço físico e mental, stress, desconforto muscular, dor de cabeça, além da melhoria na circulação sanguínea.

Cozinha Comunitária



No dia 18 de agosto, um grupo de mulheres participantes do Projeto Emancipar reuniu-se na Cozinha Comunitária do CRAS, em oficina de culinária, para o preparo de um "Tortéi com moranga cabotiá", sob a orientação da facilitadora Renete Menegazzi.
A oficina faz parte do Projeto Cozinha Comunitária e durante as próximas semanas outros grupos de mulheres participarão das atividades. 

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Curso de Aperfeiçoamento em Gestão de Políticas Públicas na temática em Gênero e Raça

No dia 20 de agosto foi realizado no Polo de Sobradinho/RS o primeiro encontro presencial do Curso Gestão de Políticas Públicas em Gênero e Raça/GPP-GeR sob Coordenação do Núcleo de Estudos sobre Mulheres, Gênero e Políticas Públicas/UFSM. O Curso de Aperfeiçoamento Gestão de Políticas Públicas em Gênero e Raça na modalidade EaD está sendo oferecido para 270 cursistas dos polos de Restinga Seca, Sobradinho, Três de Maio, São João do Polêsine, Santana do Livramento e Cachoeira do Sul. A carga horária é de 300 horas divididas em 5 módulos. O curso tem previsão de término em dez meses e tem como público alvo: servidor federal, estadual ou municipal do quadro permanente da Administração Pública; ou ser integrante do Conselho de Direitos (da educação, da saúde, das mulheres, das crianças e adolescentes, idosos, outros); ou de Fóruns Intergovernamentais de Promoção da Igualdade Racial; ou e Delegacias de Polícia e/ou dirigentes de organismos não-governamentais ligados à temática de gênero e da igualdade étnico-racial. Os servidores Rosiane Rode, Rodogério Cattelan Bonorino e Lizélia Becker Vieira da Secretária de Assitência Social do município participam e concluiram o módulo: Gênero e Políticas Públicas.