sexta-feira, 25 de novembro de 2011

BPC na Escola


As Assistentes Sociais da Secretaria de Assistência Social e estagiárias de Serviço Social iniciaram atividades de acompanhamento dos beneficiários e famílias do sistema BPC na Escola, com o objetivo de monitorar e se aproximar da realidade das famílias, identificando barreiras para o acesso e permanância na escola, além de propor ações e encaminhamentos à rede.

Salienta-se também, que foi realizada busca ativa de todos os beneficiários de BPC Idoso e BPC Deficiência, para que estes fossem inseridos nos projetos e programas socioassistencias existentes, conforme o Protocolo de Gestão Integrada de Serviços, Benefícios e Transferências de Renda no âmbito do SUAS. 

Direito do Idoso

No dia 24 de novembro, a Assistente Social Pâmela Endler, a convite da turma do 8º semestre do Curso de Direito da UNISC - Campus Sobradinho, realizou uma explanação sobre “Violência a Pessoa Idosa”, na Disciplina “Direito do Idoso”.


Foi mencionado sobre as diferentes formas de violência, como esses crimes se manifestam no dia a dia, as estratégias e formas de prevenção, o fortalecimento e a importância da Rede, além dos serviços ofertados a essa demanda.

Combate ao Trabalho Infantil: Troca de experiências entre PETIs



Profissionais do CRAS Nascer do Sol (Assistente Social Dariane Lorenzoni, Psicólogo Rodogério Bonorino e Orientadora Social do PETI Fabiana Wanzinck) participaram no dia 24 de novembro, em Santa Cruz do Sul, da REUNIÃO CENTRALIZADA DAS REDES REGIONAIS DE COMBATE AO TRABALHO INFANTIL "ANJOS DO AMANHÃ", sendo que o tema da reunião foi TROCA DE EXPERIÊNCIAS ENTRE PETIs DA REGIÃO DE ABRANGÊNCIA DO CEREST/Vales. A reunião teve a participação de vários PETIs da região que expuseram suas experiências, sendo que o PETI de Sobradinho também fez um relato das atividades realizadas no município.

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Trabalho Intersetorial


No dia 18 de novembro foi realizado o Dia D de Combate à Dengue na Linha Campos. Técnicos da Secretaria de  Assistência Social, através do CRAS Nascer do Sol foram convidados para divulgar o trabalho e os serviços prestados. Na ocasião, também foram ofertados serviços de saúde e orientações da Vigilância Sanitária.

Projeto de Habitação - Trabalho Social


No dia 21 de novembro, foi realizado o trabalho social com crianças moradoras do Bairro Pinhal, em especial para aquelas em que seus pais e/ou responsáveis serão beneficiados com unidades habitacionais.
Na ocasião, estiveram presentes os técnicos da Vigilância Sanitária que explanaram sobre Prevenção à Dengue, limpeza do pátio, conservação do bem adquirido, entre outras orientações de saúde. Foi utilizado como recurso um filme educativo sobre a Dengue e desenhos para colorir.

Geração de Renda - Linha Rubert

No dia 18 de novembro foi realizada reunião no Centro de Geração de Renda da Linha Rubert entre técnicos da Secretaria de Assistência Social, EMATER e moradoras do local. O objetivo da reunião foi possibilitar curso de geração de renda, sendo que foi realizada oficina de decorações natalinas. As reuniões serão mensais e fazem parte de mais uma ação do CRAS/PAIF, através do CRAS Volante.

Confecção de Papai Noel


Algumas mulheres do Projeto Emancipar estão participando, juntamente com as facilitadoras, de um Curso de Confecção de Papai Noel. O material produzido será usado na decoração natalina do município.