sexta-feira, 15 de março de 2013

COMGEMAS



No dia 13 de março foi realizada a 1ª reunião do COMGEMAS do ano de 2013, no CRAS Nascer do Sol, em Sobradinho.

Na ocasião, foram apresentados os novos gestores e trabalhadores da Assistência Social da região AMCSERRA, além de serem tratados assuntos como: Gestão da Assistência Social, prazos das Conferências Municipais (Idoso e Assistência social); financiamento; contratações de trabalhadores para a assistência; nova edição da NOB SUAS (2012), entre outros assuntos.

A próxima reunião será realizada dia 24 de abril, no CRAS do município de Lagoa Bonita do Sul.

PAIF/Emancipar

Participantes do Grupo Emancipar da Vila Gramado iniciaram as atividades do ano com técnica de arranjo de flores, orientadas pela facilitadora Rosimar. Juntamente com as atividades de geração de renda, acontece o trabalho psicossocial.

Atividades com a 3ª idade

Durante os meses de fevereiro e março foi realizada Oficina de confecção de bolsas com participantes dos Grupos da 3ª Idade do CRAS, nos bairros Maieron e Rio Branco.

No dia 27 de fevereiro de 2013 foi realizado Encontrão dos Grupos da 3ª idade do CRAS, no Salão Comunitário do bairro Rio Branco. Na ocasião, houve momento de lazer com atividade física, momento espiritual e baile. Os encontrões acontecem sempre na última quarta-feira do mês, com o objetivo de reunir todos os participantes dos 8 grupos de idosos existentes no município.

No dia 11 de março foram retomadas as atividades com o grupo “Conversando com a 3ª idade”, no Lar do Idoso. O objetivo do grupo é promover um espaço de reflexão e autoconhecimento aos idosos. O grupo é facilitado pelos psicólogos e assistente social do CRAS Nascer do Sol.

I Encontro Municipal das Mulheres do CRAS

Todo mês, todo dia, toda hora é hora de falar sobre os direitos da mulher e principalmente falar e dar visibilidade a violência contra a mulher.
Março é o mês internacionalmente dedicado Mulher, tanto para receber flores quanto para que temas que dizem respeito á todas as mulheres que que são de interesse de toda a sociedade (como a luta pelo fim da violência, da discriminação, etc), sejam tratados e trazidos a tona.
Pensando nisso, o CRAS Nascer do Sol vai realizar dia 26/03, um grande encontro para falar sobre estes e outros assuntos de interesse de todos.
Confira a programação:

8:30h - Abertura do evento e boas vindas.

 Momento “Contando História”: história dramatizada baseada no livro "A Cinderela Mudou de Ideia" de Myriam Sierra / Nunila López.



 Palestra com a Socióloga  Miguelina Vecchio, com o tema: Autoestima, Autonomia e Participação Social da Mulher.

 Mateada com a Ervateira Safra / Música e integração no CRAS.


12h- Almoço na cozinha comunitária do CRAS (grátis).




13h – Orientações, visitação aos serviços para à mulher:

 Apresentação musical com a  dupla Betty e Detty;

 Auto-estima/cortes de cabelos (Apoio Centro de Cursos Elinara);

 Maquiagem e manicure (Apoio Projeto Projovem Adolescente);

 Saúde da mulher: orientações nutricionais, agendamento de exames de câncerde colo de útero, distribuição de preservativos e anticoncepcionais, entre outros (Apoio Secretaria Municipal de Saúde);

 Orientações sobre Lei Maria da Penha (Apoio Cartório de Atendimento à Mulher/Delegacia de Polícia);

 Orientações sobre leis de aposentadoria da mulher no Brasil (Apoio Associação dos Aposentados e Pensionistas do município de Sobradinho).

 OSCIP Você Mulher



16h - Encerramento do evento.



“... porque amar não é encontrar sua alma gêmea; amar é cuidar, cuidar de nós mesmos primeiro e depois de todo o resto.”

                                              Nunila López Salamero