sexta-feira, 30 de outubro de 2015

Superação da pobreza

A Secretaria Municipal de Assistência Social de Sobradinho identificou uma redução de aproximadamente 50% no número de famílias inscritas no Cadastro Único do Governo Federal, consideradas pobres conforme critérios do Ministério do Desenvolvimento Social - MDS. Em agosto de 2013, eram 1.439 com renda de até R$ 154,00 per capita. Atualmente, estão cadastradas 736 famílias com este perfil, consequentemente habilitadas ao benefício do Programa Bolsa Família, conforme dados obtidos no Relatório de Informações Sociais da SAGI (Secretaria de Avaliação de Gestão da Informação) vinculada ao MDS. 

De acordo com a secretária de Assistência Social, a gestão do Cadastro Único e do Programa Bolsa Família têm, desde 2013, intensificado as ações para inserir as famílias cadastradas em Projetos e Programas de acompanhamento familiar que permitam a inclusão produtiva destas. Neste sentido, o PRONATEC teve grande importância por ter qualificado profissionalmente mais de 300 pessoas entre 2013 e 2014. Além de ações voltadas para inclusão social, Sara Wachholz destaca também as ações voltadas para a qualificação dos dados cadastrais das famílias inseridas no Cadastro Único, coordenadas pela servidora Vanessa Maia Ullrich. 


Conforme Sara Wachholz, em razão do conjunto de ações já citadas, houve uma redução dos beneficiários do Programa Bolsa Família em aproximadamente 200 famílias. Em setembro de 2015, foram 670 famílias, o menor número de beneficiários desde janeiro de 2013. A partir desta redução, houve a possibilidade de serem incluídas famílias que embora estivessem cadastradas, atendendo aos critérios de renda, não recebiam o benefício devido ao excesso de famílias beneficiadas.

Sara acrescenta, ainda, que estas informações são fundamentais para superar a visão que ainda predomina na sociedade de que a Assistência Social atua de forma assistencialista. Segundo ela, o assistencialismo ficou no passado, hoje se tem um conjunto de ações que buscam a superação da pobreza e a garantia de direitos. Já o prefeito Luiz Affonso Trevisan entende que é preciso priorizar ações que garantam a autonomia das famílias, sendo este um dos objetivos da Administração Municipal.


Equipe do CRAS Nascer do Sol
Sobradinho-RS

Nenhum comentário:

Postar um comentário