sexta-feira, 18 de dezembro de 2015

SCFV para Idosos


No dia 15 de dezembro, houve confraternização com o Grupo de Idosos do CRAS.

Na oportunidade, foi realizada dinâmica de grupo relacionada a pertencimento e autoestima e posteriormente foi assistido um vídeo de Natal.

Foi servido um lanche com a entrega de bolachas natalinas caseiras confeccionadas pelas integrantes dos grupos do PAIF e do SCFV - Emancipar.


O grupo funciona de maneira quinzenal e teve como objetivos criar espaços de convívio com idosos em situação de vulnerabilidade social; informar os idosos sobre direitos socioassistenciais desenvolvidos na rede de políticas públicas do município; desenvolver um processo de fortalecimento individual, grupal e comunitário; acompanhar e encaminhar os idosos, integrando – os em serviços da rede de proteção social do município.

quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

Confraternização do SCFV para crianças e adolescentes

No dia 14/12/2015, nos turnos da manhã e tarde, o CRAS promoveu confraternização com crianças e adolescentes que participam do SCFV, seus pais/responsáveis e profissionais. 

Na ocasião, o Lions Clube de Sobradinho distribuiu para as crianças bolachas de Natal, que foram feitas por seus integrantes na Cozinha Comunitária do CRAS. 

As crianças apresentaram músicas natalinas orientadas pelo facilitador de música Ediberto Patta. Também foram comemorados os aniversários do 2º semestre e houve a chegada do Papai Noel e Mamãe Noela.








Oficina de Bolachas de Natal e Confraternização



Nos meses de novembro e dezembro foram realizadas na Cozinha Comunitária do CRAS Nascer do Sol, Oficinas de Bolachas Natalinas Caseiras para as mulheres atendidas pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) para Jovens e Adultos de 18 a 59 anos e Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), como atividade de encerramento do ano.
As Oficinas foram ministradas pelas facilitadoras Eloísa Tolotti e Cléa da Maia e tiveram como técnicas de referência as Assistentes Sociais Pâmela Endler, Tatiane Silveira e a Psicóloga Giansqui Tremea de Oliveira.
Além de promover a integração das participantes do SCVF e do PAIF, a proposta era que as mulheres realizassem uma atividade relacionada à temática de Natal, bem como aprendessem a produzir para fins de consumo familiar e geração de renda.
Participaram em torno de 35 mulheres e a avaliação da atividade foi bem positiva, pois muitas delas nunca tinham feito bolachas caseiras e tiveram a oportunidade de aprender três receitas diferentes.
Para finalizar, no dia 14/12/15, foi realizada uma confraternização com as participantes, facilitadoras e técnicos do CRAS.

terça-feira, 15 de dezembro de 2015

Capacitação para Conselheiros Tutelares


No dia 10/12 ocorreu na Câmara de Vereadores de Sobradinho o 3º encontro da capacitação para Conselheiros Tutelares da região AMCSERRA, eleitos para gestão 2016-2019.
Na ocasião, a Juíza da Comarca de Sobradinho, Dra. Luciane Inês Morsch Glesse explanou sobre “Poder Judiciário e atuação do Conselho Tutelar”, já o Defensor Público da Comarca de Sobradinho, Dr. Renan Angeli, falou sobre "Situação de guarda e encaminhamentos do Conselho Tutelar”.

ACESSUAS - TRABALHO


A Secretaria Municipal de Assistência Social, através da equipe Acessuas - Trabalho, vem realizando o projeto de mobilização e inserção no mercado de trabalho, por meio de cursos de aperfeiçoamento aos formandos do Pronatec.
Num primeiro momento, foram atendidas mulheres que concluíram o curso de corte e costura, com acompanhamento de duas facilitadoras, Liara Oliveira e Marizane. As alunas tiveram aulas de customização em jeans, tingimentos dentre outras técnicas.
No ultimo sábado (12/12/2015) , as alunas expuseram seus trabalhos no "Brique Cultural" na Praça 3 de Dezembro, ocasião em que divulgaram seus trabalhos para região e venderam algumas peças.
A Secretária de Assistência Social Sara Wachholz salienta a importância de trabalhos como esse, que incentivam a emancipação dos beneficiários de programas sociais, possibilitando assim a inserção no mercado de trabalho e a autonomia.

Teatro: atividade intergeracional


No dia 11/12/2015, no Salão Paroquial Católico, crianças e idosos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do CRAS realizaram apresentação da peça teatral “O Rapto das Cebolinhas”, uma adaptação da obra de Maria Clara Machado. O grupo de 8 atores é coordenado pela facilitadora Fernanda Brandt Martins. A atividade fez parte da programação alusiva ao Aniversário do Município de Sobradinho e Natal das Estrelas 2015.

Projeto Aproxima


A Prefeitura de Sobradinho promoveu dia 11/12, no Bairro Peões, o Projeto Aproxima, uma parceria entre as Secretarias Municipais, com o objetivo de levar à comunidade serviços de utilidade pública e informações, visando a descentralização das ações do Poder Público Municipal, atendendo as pessoas em seus próprios territórios. Nesse dia, foram realizadas orientações e encaminhamentos em diversas áreas, sendo que o CRAS prestou orientações sobre o Programa Bolsa Família, Cadastro Único e encaminhamentos.

Mostra de trabalhos e Capacitação - SCFV para crianças e adolescentes e Programa Mais Educação


No dia 10/12/2015, as Secretarias Municipais de Educação e de Assistência Social de Sobradinho promoveram, no auditório do Polo de Educação à Distância, uma Mostra de Trabalhos e apresentações artísticas dos alunos que participam do Programa Mais Educação e das crianças que frequentam o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do CRAS. Esta atividade encerrou o ciclo de formações dos facilitadores, professores e funcionários que atuam nos serviços, os quais receberam certificados.
A articulação de ações entre as Secretarias de Assistência Social e Educação fortalece o diálogo intersetorial, resultando na melhoria dos serviços ofertados, por meio de diferentes formas de aprendizagem, de construção do conhecimento e de formação cidadã.