sexta-feira, 16 de setembro de 2016

Roda de conversa com Conselheiras Tutelares


No mês de setembro, as mulheres que frequentam o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família – PAIF participaram de uma roda de conversa com assistente social, psicóloga e as conselheiras tutelares Veraci e Maria Gorete.


Foram fornecidas informações e esclarecidas dúvidas quanto ao Estatuto da Criança e do Adolescente, papel do Conselho Tutelar, direitos e deveres das crianças e adolescentes, responsabilidades dos pais, rede de atendimento, projetos sociais e serviços de convivência.

Galpão Campeiro


Crianças e adolescentes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos - SCFV visitaram o Galpão Campeiro localizado na Praça 3 de Dezembro. Na ocasião, houve apresentação do Grupo de Danças Tradicionalistas "Tchê Peti", mateada e muita dança. 

Oficina de horta


Oficina de horta para crianças que frequentam o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos

SCFV para Idosos - Bairros Rio Branco, União e Medianeira


O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV para Idosos tem como foco o desenvolvimento de atividades que contribuam no processo de envelhecimento saudável, no desenvolvimento da autonomia, fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários e na prevenção de situações de risco social.
O Serviço funciona através do atendimento a diferentes grupos, que são divididos pelos bairros e localidades do município, totalizando aproximadamente 250 idosos. Dentre as diversas atividades oferecidas, citam-se Oficina de Esporte e Lazer, Oficina de Informática, Coral, Atividades Psicossociais (através do Projeto "Conversando com a 3ª Idade") e Oficina de Artesanato.
Durante o mês de AGOSTO, foram realizadas atividades psicossociais e de artesanato com os grupos de idosos dos Bairros Rio Branco, União e Medianeira.
As atividades psicossociais se realizam através de rodas de conversa e dinâmicas grupais facilitadas por psicólogo e assistente social. Já a oficina de artesanato é orientada pela facilitadora de artes.

SOBRADINHO SEDIARÁ O FÓRUM PERMANENTE DA POLÍTICA PÚBLICA PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIAS E ALTAS HABILIDADES


A Secretaria Municipal de Assistência Social, em parceria com a Associação dos Municípios do Centro Serra (AMCSERRA) promoveu, na Câmara de Vereadores, uma reunião preparatória para o 145º Fórum Permanente da Política Pública Estadual para Pessoas com Deficiências e Pessoas com Altas Habilidades, que será sediado pelo município de Sobradinho, no dia 30 de setembro.
A programação abre às 8 horas e 30 minutos, na Câmara de Vereadores, com diagnóstico regional da acessibilidade e inclusão. Após serão tratadas sobre as Políticas Públicas Inclusivas: Relação Estado e Município.
No período da tarde estão previstas quatro oficinas temáticas:
1- Políticas Públicas para Altas Habilidades; 
2- Conselho Estadual e Comitê Gestor: Espaços de monitoramento; 
3- Passe Livre: Sensibilização do CRAS; 
4- Implementação da Lei Brasileira de Inclusão no município e o Legislativo Acessível.

Conforme a Secretaria Municipal de Assistência Social este fórum será um espaço para debater alternativas de implementação das políticas públicas para o município e região. É quando os gestores municipais vão apresentar a realidade de seu município quanto à efetivação das politicas que geram acessibilidade e inclusão para este segmento populacional.
O evento é aberto à população regional, sendo que as inscrições podem ser realizadas no site da FADERS.

terça-feira, 13 de setembro de 2016

Desfile Cívico

Secretaria Municipal de Assistência Social e CRAS "Nascer do Sol" de Sobradinho participam do Desfile Cívico, ocorrido no dia 11/09/2016