terça-feira, 31 de outubro de 2017

Busca ativa no SCFV para Idosos

Idosas que frequentam o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do CRAS no Bairro Vera Cruz, juntamente com a Orientadora Social Márcia Dalmolin realizaram busca ativa no bairro, com o objetivo de convidar novos integrantes para compor o grupo. Foram entregues flores com as datas dos encontros.

Roda de conversa sobre “Prevenção de Câncer de Mama e Próstata” - Grupo Teia da Amizade

O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS Nascer do Sol), órgão ligado a Secretaria de Assistência Social do município de Sobradinho, tem ofertado - de forma quinzenal - um Grupo de atendimento e acompanhamento para idosos denominado “Teia da Amizade”. São atendidos em média 20 integrantes, com idades entre 60 a 85 anos.

Além de criar espaços de convívio para idosos em situação de vulnerabilidade social, um dos objetivos do serviço é a oferta de informações através de palestras, rodas de conversa e dinâmicas grupais.

No mês de outubro, houve roda de conversa sobre “Prevenção de Câncer de Mama e Próstata” com a Enfermeira da Secretaria Municipal de Saúde Cíntia Monteiro Bugs.

Oficina de esporte e lazer

Crianças e adolescentes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) participando de Oficina de Esporte e Lazer, sob orientação do facilitador Jardel.

Visita das crianças à “Casa Geriátrica Bem Viver”

Crianças e adolescentes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) do CRAS, juntamente com a facilitadora da Oficina Pedagógica Alene, planejaram a realização de visita à “Casa Geriátrica Bem Viver” de Sobradinho. 

Para tanto, durante a oficina pedagógica fizeram desenhos, prepararam leitura de histórias e ensaiaram o canto de músicas. No dia da visita, colocaram em prática tudo aquilo que foi planejado, sendo que houve uma bela integração entre crianças e idosos.

A atividade foi planejada e realizada em alusão ao Dia do Idoso, comemorado em 01 de outubro.

Oficina Pedagógica

Crianças do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) do CRAS realizando atividades na Oficina Pedagógica, sob orientação da facilitadora Alene. 

De forma lúdica e com o uso de quebra cabeças, cruzadinhas, jogos de memória, desenhos, ábaco e materiais recicláveis, a aprendizagem torna-se mais prazerosa.

Os jogos lúdicos oferecem condições de vivenciar situações-problemas, que permitem à criança uma vivência no tocante às experiências, utilizando a lógica, raciocínio e a sociabilidade, estimulando cooperação e a interação em grupo.

Taça Uninter/CPM Escola Adolpho Sebastiany de Futsal

No dia 18 de outubro foi finalizada a 1ª rodada da Taça Uninter/CPM Escola Adolpho Sebastiany de Futsal, em Sobradinho.

O time masculino sub 17 do CRAS, formado por adolescentes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, após vitória contra o time Patriotas se classificou para as quartas de finais. A competição ainda conta com 51 equipes inscritas de toda a região, divididas em quatro categorias. 

A Secretaria Municipal de Assistência Social e o CRAS parabenizam o time de adolescentes que tão bem nos representaram.


Dia da Criança

Em alusão ao Dia da Criança, a Secretaria Municipal de Assistência Social de Sobradinho promoveu uma apresentação teatral com a "Companhia de Tcheatro Xebebéu". A peça intitulada "Brincando de Teatro" abordou temas sobre amizade e valores familiares. Crianças e adolescentes do Serviço de Convivência e idosos do Grupo Teia da Amizade do CRAS participaram da apresentação.













Festa em comemoração ao Dia do Idoso




















A Secretaria Municipal de Assistência Social de Sobradinho promoveu, dia 29/09/2107, a tradicional Festa do Idoso. A programação abriu às 8h30min, no Parque da FEJÃO, com recepção aos idosos do município, em seguida início da primeira Olimpíada do Idoso, com competições de Bocha em Dupla, Prega Prego, Bolãozinho e Dança da Laranja. Ao meio - dia foi servido almoço gratuito aos idosos e à tarde a festa seguiu com baile animado pelo Quarteto Musical.

Reunião da Rede de Proteção e Atendimento a Criança e Adolescente


No dia 27/09/17 estiveram reunidos no CRAS Nascer do Sol, profissionais das Secretarias Municipais de Educação, de Saúde e de Assistência Social para reunião da Rede de Proteção e Atendimento a Criança e Adolescente.

O grupo fez o estudo dos casos das crianças e adolescentes que enfrentam problemas de evasão escolar, indisciplina, violência e dificuldades de aprendizagem e são atendidos por esta equipe multidisciplinar.

O projeto tem o objetivo de fortalecer o trabalho intersetorial, de modo a melhorar a convivência dentro das instituições, resgatando valores morais, éticos e humanos. Este trabalho colaborativo em rede tem a intenção de diminuir distinções de papeis existentes entre os profissionais envolvidos, a fim de que cada um possa fazer o melhor uso possível de seus saberes e auxiliar na resolução de problemas.

Formatura do Curso de Informática

A Secretaria Municipal de Assistência Social de Sobradinho e o Programa ARISE promoveram no dia 27/09/17, no auditório do Polo de Educação a Distância, a formatura da turma do Curso de Informática, nível básico, oferecido na modalidade presencial através do Programa ARISE e do CRAS. Receberam o diploma 15 formandos, que frequentaram as aulas ministradas pela professora Claudielle Rodrigues Corte.