sexta-feira, 23 de março de 2018

Horta comunitária "Cantinho das hortaliças"

O CRAS Nascer do Sol, com apoio e parceria da EMATER de Sobradinho, vem realizando o “Projeto da Horta Comunitária - Cantinho das Hortaliças"

O objetivo é nortear práticas de sustentabilidade e segurança alimentar, promovendo um espaço de aprendizagem e convivência, bem como acompanhamento de famílias através do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF).

Dentre as atividades realizadas, citam-se:
- orientações com facilitadora da horta e EMATER;
- orientações e rodas de conversa com assistente social e psicólogo;
- atividades práticas na horta;
- atividades práticas na cozinha comunitária do CRAS.

Os encontros de orientação e prática ocorrem todas as segundas, no turno da manhã. Também é realizado um cronograma de atividades semanais, sendo estas divididas entre os participantes do projeto.

Como forma de viabilizar a manutenção e continuidade de algumas atividades, participantes do projeto buscaram parceiros e colaboradores para contribuir com doações para a horta. São eles:

• Fruteira Só da Roça – doação de restos de verduras e frutas para a realização de compostagem;
• Floricultura Galeria das Flores – doação de mudas;
• Lago Mudas – doação de hortaliças;
• Floricultura Plantae – doação de mudas de flores;
• Floricultura Art’Lani - doação de mudas de flores;
• Floricultura Primavera - doação de mudas de flores;
• AFUBRA - doação de ferramentas;
• Zuchetto Material de Construção – doação de lonas para confecção dos reservatórios para as mudas


A Secretaria Municipal de Assistência Social e o CRAS carinhosamente agradecem a colaboração dos parceiros acima citados.


PAIF - Emancipar e Acolher

No mês de março/2018 foram retomados os encontros com os grupos de famílias participantes do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF - Emancipar).

O Serviço consiste no trabalho social com famílias, com a finalidade de fortalecer a sua função protetiva, prevenir a ruptura de seus vínculos, promover o acesso à direitos e contribuir na melhoria de sua qualidade de vida. Prevê o desenvolvimento de potencialidades e aquisições e o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, por meio de ações de caráter preventivo e protetivo. 

Dentre as atividades de acompanhamento, são ofertados atendimentos particularizados, visitas domiciliares e grupos. Os grupos acontecem tanto no CRAS (de forma semanal) quanto em algumas localidades do município - bairro Peões, Vila Campestre, Vila Gramado, Linha Campos e Linha Apolinário (de forma quinzenal).

Nos grupos são ofertadas atividades psicossociais (rodas de conversa orientados por assistente social e psicólogos) e atividades de artesanato com o intuito de geração de trabalho e renda.

O público atendido é de pessoas inscritas no Cadastro Único, do Programa Bolsa Família, beneficiárias do Benefício de Prestação Continuada - BPC e famílias em situação de vulnerabilidade social.

Formatura do Curso de Informática

A Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) de Sobradinho e o Programa ARISE, liderado pela JTI, Organização Internacional do Trabalho (OIT) e Winrock Internacional (WI) promoveram dia 20/03/18, no Polo de Educação a Distância, cerimônia de formatura da segunda turma do Curso de Informática. 

Na ocasião, 15 jovens usuários do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV/CRAS), receberam certificados de conclusão do curso ministrado pela Facilitadora Claudielle Rodrigues Corte. Ao todo, foram 40 horas de atividades, onde os jovens tiveram a oportunidade de aprender o que há de mais recente em termos de ferramentas, softwares e acessórios importantes para a utilização da informática no dia a dia, inclusive nas tarefas escolares.

A cerimônia de formatura contou com a presença da Comitiva do Programa ARISE formada por Luisa Siqueira (Diretora da Winrock International), Maria Claudia Falcão (Coordenadora Nacional do Programa Internacional para Eliminação do Trabalho Infantil da OIT), Eduardo Jardim (Gerente de Assuntos Regulatórios da JTI), Pablo Cardoso (Supervisor de Projetos de Campo da JTI) e Shannon Birkett – Sharp (Oficial de Programas Sociais da JTI, em Genebra, na Suíça).